A identidade visual de uma empresa é um conjunto de elementos que ajudam a construir a sua imagem, nela pode estar incluso uma marca gráfica, escolha de cores, tipografias, grafismos, personagens, embalagens, sinalização de ambiente, materiais de ponto de venda, site, redes sociais e outros componentes que reforçam a imagem que a marca quer projetar.
O ideal é ter uma identidade visual uniforme e bem pensada desde o começo da empresa, mas somos procurados por empresas que estão começando até empresas com anos de mercado. Para investir em uma identidade visual ou quem sabe recriar uma existente o mais importante está no entendimento de quem está à frente do empreendimento da importância estratégica que ela tem para o negócio na construção da imagem da marca.
Para isso, o gestor deve analisar alguns pontos dentro do seu planejamento estratégico. A começar pelo seu posicionamento, missão, visão e valores e perceber se a identidade visual traduz esses pontos. Outra questão é perceber se ela representa os produtos/serviços do negócio e se ela está alinhada ao público-alvo da empresa. Por fim, é necessária uma análise da concorrência para saber se ela se diferencia dentro do mercado em que está inserida. Essas observações valem para quem está começando e para quem já tem algum tempo no mercado, esses devem avaliar se marca construída lá atrás ainda representa a empresa ou se já está na hora de modernizá-la.
E aí? Sua empresa está no caminho de ter uma identidade visual uniforme, que traduz os seus objetivos estratégico? Caso você tenha dúvidas ou se sinta inseguro para conduzir o processo de gerenciamento da sua identidade visual, procure o auxílio profissionais e empresas especializadas. Garanta que sua marca tenha um lugar de destaque no mercado e se conecte com o seu público.