Você já se perguntou o que faz com que você compartilhe a vida com uma pessoa e não com outra? Como você escolhe seus amigos? Ou o por que você se cerca de algumas pessoas e não de outras? Desde que nascemos fomos programados para selecionar aqueles com os quais compartilhamos histórias nos diferentes estágios de nossas vidas. Embora acreditemos que estamos conscientes das nossas escolhas, diversas pessoas passam por nossas vidas, mas apenas por algumas somos cativados. Como isso acontece? Avaliamos diversos fatores de maneira inconsciente, que resultam em sabermos se nos identificamos ou não, gostamos ou não, queremos ou não. É um processo que acontece naturalmente, sem que pensemos racionalmente.
É dessa mesma maneira que acontece com as marcas. Atualmente somos impactados por centenas delas diariamente, mas apenas algumas acabam entrando em nossas vidas e muito menos nos acompanham ao longo dela. As marcas, assim como as pessoas, nos despertam o interesse de alguma forma. Que mecanismos são esses que fazem as pessoas se interessarem uma pelas outras, que são as mesmas que as deixam interessadas por marcas?
Separamos algumas dicas que podem auxiliar a criar uma marca pela qual as pessoas sintam-se atraídas e criar um relacionamento a partir daí.
Familiaridade
Uma das chaves mais poderosas para fazer parte da vida de alguém é estar perto dela. A notoriedade, a exposição, a presença de uma marca em nossas vidas abre as portas para a possibilidade de sermos conhecidos. Vale aquela velha frase “quem não é visto não é lembrado”. Se você não me vê, eu não existo.
Desejo
Não importa o quanto eu veja você se não me sentir atraído em algum aspecto. A relevância do que propomos é fundamental para ser considerada como uma opção. Então aqui vale outra consideração, não é apenas a quantidade de exposição, é bom pensar se a forma como a sua empresa apresenta-se está adequada, pois isso interfere diretamente na forma como ela é percebida.
Empatia
A capacidade da sua empresa de se colocar no lugar dos seus consumidores melhora a atração que os consumidores têm por ela. Em outras palavras, ter uma marca empática, aberta, disposta a ouvir e com a capacidade de entender os seus consumidores é uma ótima forma de gerar interesse por ela.
Proximidade
Relacionamentos não são tão fáceis, ainda mais à distância. Em nossas vidas, prevalecem aqueles que estão mais próximos quando precisamos, aqueles que podemos chamar, ver, tocar, sentir quando necessário. As marcas que querem criar uma conexão com seus consumidores precisam ser acessíveis, devem estar onde seus clientes estão. Em tempos de redes sociais e WhatsApp é fundamental pensar como está o atendimento da sua empresa por esses canais, se ainda não utiliza, é bom começar a usar, os consumidores adoram interagir por eles e são uma ótima forma de criar proximidade.
Afinidade
Óbvio, quanto mais você tem algo em comum com uma pessoa, mais afinidade terão. As marcas que querem cativar seus consumidores são aquelas que compartilham uma estrutura de valores, ideais, jeito de ser e fazer nas quais seus consumidores se identifiquem. Por isso a importância de ter uma comunicação clara, bem dirigida e alinhada ao que a sua empresa é, que consiga gerar uma expectativa nos consumidores que possa ser suprida na hora da utilização do produto ou serviço. Ou seja, um correto alinhamento de expectativas.
Essas 5 dicas podem gerar oportunidades para chamar a atenção dos seus consumidores. E todas elas têm a ver com a forma com que a sua empresa se apresenta, comunica e atende aos seus consumidores. Embora a atração seja apenas o primeiro passo, é por ela que o relacionamento mais duradouro começa. Por isso, é importante pensar se estamos construindo uma experiência positiva em cada uma das oportunidade que temos de nos conectarmos com nossos possíveis consumidores, e de que forma poderíamos ser mais assertivos nelas.